Óleo de coco pode ser eficaz no combate à cárie e prevenção de aftas


 

Há tempos temos acompanhado o interesse popular assim como aumento da pesquisa cientifica no âmbito do uso de produtos naturais de modo geral e mais recentemente vemos esta tendência aparecer igualmente na Odontologia.
Podemos citar a utilização da Aloe vera (a babosa) em cremes dentais, o própolis para lesões bucais como aftas, o Alecrim (Rosmarini officinalis) nas inflamações de modo geral da boca, a Maleleuca (tea tree ou Maleleuca alterinofila) para a halitose só para citar alguns e os óleos, como é o caso do azeite de oliva e agora do Óleo de côco.
Em pesquisa cientifica apresentada no Instituto Athlone de Tecnologia de Dublin, cientistas afirmam que a utilização do Óleo de Côco ajuda no controle do desenvolvimento da cárie e previne o aparecimento de aftas.
O óleo é tratado com enzimas e impede o crescimento do Streptococcus mutans uma das bactérias envolvidas no processo carioso nos dentes.
O óleo de côco que parece possuir a capacidade de aumentar o colesterol bom e diminuir a glicemia, agora pode se tornar um aliado no combate as doenças bucais.
Segundo os cientistas o óleo poderia ser usado no arsenal de higiene bucal com inúmeras vantagens e seria uma espécie de antibiótico natural, lembrando que somente possui esta propriedade quando tratado com as enzimas num processo semelhante à digestão.
Este estudo foi apresentado em uma conferencia na Universidade de Warwick durante um encontro da Sociedade de Microbiologia Geral pelo dr Damien Brady que liderou a pesquisa no Instituto de Tecnologia de Athlone junto com Patricia Hughes, uma estudante de mestrado, e disse que o óleo de coco pode ser uma alternativa atraente para aditivos químicos.
Podemos ter portanto um arsenal a mais na Fitoterapia para nos auxiliar no combate e prevenção das doenças da cavidade oral





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditar, O Estar Bem, O Bem Estar consigo mesmo

Passos na areia, flutuações no mar