Uma boa dica sobre o uso da fita dental

Acredito que seja desnecessário discorrer sobre a importância e vantagens do uso da fita (ou fio) dental.
Todos possuem informações suficientes que  mostram cada vez mais a necessidade da manutenção da saúde bucal e suas implicações na saúde geral do indivíduo e isto aponta diretamente para uma escovação efetiva e, principalmente para o uso correto da fita (fio) dental.
Mas como usar?
 Se simplesmente passamos o fio "burocraticamente" para cima e para baixo, vamos retirar tão somente os resíduos alimentares (principalmente fibras)  que não é absolutamente o foco de uma boa higiene bucal.
Ideal é posicionarmos a fita no espaço entre um dente e outro, e aí "abraçarmos" o dente com a fita  e "lustrarmos", puxando com certa pressão para frente e para trás, agora sim removendo a tal da placa bacteriana (ou biofilme bucal) que fica lá, grudadinha na superficie dos dentes (leia em: http://odontologiaintegrativa.com.br/prevencao.html) e que causa tantos problemas nos dentes, na nossa boca.
 Aí vem a dica
Existe  uma "nova" maneira de usarmos a fita(fio) que a maioria de nossos  pacientes aprovou que é mais facil mostrar do que explicar. Vamos lá:

1- introduza a fita como de costume -


 2 - "Abandone" a fita colocada  como o mostrado no passo "1" e faça o mesmo colocando agora na outra superfície do dente, com a parte que está dentro da boca.

3- Cruze agora as partes que estão ambas do lado de fora e lustre  com vontade!
Isso! lustre bem para remover assim de todas as superficies do dente ao mesmo tempo ao tal do biofilme bucal. Puxe pra frente e para trás e dê uma polida legal...



Simples assim! Mas olha...funciona legal nos dentes anteriores, assim - de canino a canino...talvez até pré-molar, tanto para os dentes de cima como para os de baixo.
Fácil, né?
Lustrandooooo....


Saúde!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Meditar, O Estar Bem, O Bem Estar consigo mesmo

Passos na areia, flutuações no mar